EDITAL Nº. 001/2011/CURSO DE FORMAÇÃO DE ASSESSORES DE COMUNICAÇÃO/ COLÉGIO MILITAR DE PALMAS
O TENENTE-CORONEL QOPM EDVAN DE JESUS SILVA, Presidente da Comissão de Seleção Interna para o Curso de Formação de Assessores de Comunicação(CFA) com fulcro na delegação constante do Regimento Escolar do CMP.
TORNA PÚBLICO, por meio deste Edital, as normas e as condições para a seleção de 20 vagas, para alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Palmas.
01. DA FINALIDADE
A finalidade primária da presente seleção é formar alunos dos 1º e 2º anos a fim de prestar o apoio técnico ao chefe da Assessoria de Comunicação da Escola na consecução de atividades e serviços imprescindíveis à realização de eventos ao longo de todo ano de 2012 na unidade escolar; assim como acrescer em sua formação uma postura diferenciada ao que tange aos bons modos e aos costumes perante autoridades.
02. DO OBJETIVO
Objetiva-se que ao final do curso o aluno tenha capacidade de se comportar de forma condizente nos mais diversos ambientes e com diferentes autoridades que venham a fazer parte do quadro geral da escola, ou que participem dos eventos nela realizados.
03. DO EMPREGO
Os alunos poderão ser empregados em eventos estabelecidos no calendário escolar anual, com funções técnicas pré-estabelecidas pela Assessoria de Comunicação, departamento esse em que o aluno estará ligado diretamente durante o ano. Há a possibilidade de os alunos serem empregados em eventos fora da unidade escolar, com a devida aquiescência dos responsáveis.
04. DAS VAGAS
O Colégio Militar de Palmas disponibiliza 20(vinte) vagas entre os 1º e 2º anos de 2011, as quais serão assim distribuídas:
1º Ano 2011, 2º Ano em 2012 | 2º Ano 2011, 3º ano em 2012 |
5 vagas para o Sexo Feminino | 5 vagas para o Sexo Feminino |
5 vagas para o Sexo Masculino | 5 vagas para o Sexo Masculino |
Total de 10 vagas | Total de 10 vagas |
Função – AL CMP ASCOM I | Função - AL CMP ASCOM II |
05. DOS REQUISITOS
Os requisitos para seleção dos integrantes ao Curso de Formação de ASCOM I e II são os seguintes:
I. Preenchimento da Ficha de Inscrição (Anexo I deste Edital), constando autorização do Responsável, devendo entregar na Assessoria de Comunicação do CMP, (ASCOM);
II. Não estar com índices disciplinares abaixo da média 8,0;
III. Não estar concorrendo a nenhum outro curso neste ano de 2011(CFF);
IV. Não ter impedimentos para qualquer dia da semana, incluindo feriados e domingos, da mesma forma para horários;
V. Ter facilidade quanto ao quesito socialização ou inteligência interpessoal(extrovertido e proativo).
06. ETAPAS DA SELEÇÃO
O processo seletivo deverá obedecer rigorosamente a “03” (três) fases distintas, conforme cronograma de atividades, a saber:
§ 1ª fase: Inscrições;
§ 2ª fase: Avaliação Intelectual;
§ 3ª fase: Entrevista.
07. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser realizadas no período de 19 a 23 de setembro de 2011, no período vespertino na ASCOM do CMP aos cuidados do 1º Tenente QOPM Sthefan Bravin Ponche. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição (Anexo I a este Edital) e entregá-lo ao mesmo oficial até as 18:00h do dia 23/09 impreterivelmente.
08. CRITÉRIO PARA DESEMPATE
A presente seleção terá os seguintes critérios de desempate:
I - Maior nota em Língua Portuguesa – notas registradas no boletim escolar de 2011, em todos os bimestres;
II – Maior nota em Língua Inglesa – notas registradas no boletim escolar de 2011, em todos os bimestres;
III – Maior Nota em Língua Espanhol – notas registradas no boletim escolar de 2011, em todos os bimestres;
IV – Se assim persistir, vencerá o com maior nota no quesito disciplinar.
09. DOS RECURSOS
Caberão recursos em quaisquer etapas do concurso no prazo máximo de 24(vinte e quatro) horas após qualquer uma das etapas. Sendo o recurso confeccionado de próprio punho pelo candidato à ASCOM ao 1º Tenente QOPM Sthefan Bravin Ponche.
10. DA PROVA
A prova de avaliação intelectual será a confecção de uma redação versando sobre um tema da atualidade. A tipologia textual será a dissertação em prosa. A prova terá duração de 60 minutos e no máximo 30 linhas. Deverá ser entregue à caneta de cor azul ou preta.
11. Critérios para Correção da Prova de Redação:
11.1 Fidelidade ao que propõe a questão e ao tipo de texto solicitado – dissertativo.
Espera-se que o candidato elabore um texto dissertativo cujo conteúdo atenda à questão proposta. O Candidato deverá ser capaz de desenvolver uma linha argumentativa, de expor, relacionar, sistematizar, confrontar, avaliar, discutir pontos de vista e de tirar conclusões demonstrando conhecimento da estrutura de uma dissertação.
Se o candidato fugir totalmente do tema proposto terá a questão anulada. Do mesmo modo, se produzir outro tipo de texto (por exemplo, uma narração quando se pode uma dissertação), também implicará anulação da questão.
11.2 - Utilização dos elementos fornecidos pela coletânea correspondente ao tema.
O candidato deverá demonstrar que sabe utilizar de forma adequada os elementos da coletânea. Isso significa que deverá saber identificar, nos textos da coletânea, as informações e os argumentos que contribuam para discussão e/ou desenvolvimento do tema. Se simplesmente reproduzir os fragmentos em forma de colagem, não estará fazendo uma utilização adequada da coletânea, e perderá pontos neste item.
11.3 Adequação à modalidade escrita em língua padrão.
O candidato deverá demonstrar, em sua redação, capacidade de exprimir-se de forma adequada ao estilo escrito e formal. Deverá também revelar um bom domínio das regras gramaticais de língua culta, do sistema ortográfico e dos recursos de pontuação, bem como apresentar legibilidade ao texto. Não será exigido as normas do novo acordo ortográfico.
11.4 Coesão
Neste item será avaliada a capacidade de empregar adequadamente os recursos (vocabulares, sintáticos e semânticos) de que dispõe a língua portuguesa para relacionar termos ou segmentos na construção de um texto. O candidato deverá, portanto, demonstrar que sabe fazer uso adequado, por exemplo, dos pronomes e das conjunções. Deverá também demonstrar que sabe estabelecer relações semânticas adequadas entre as palavras da língua portuguesa.
11.5 Coerência
Na avaliação da coerência da questão avaliar-se-á a capacidade de relacionar os argumentos e de organizá-los de forma a deles extrair conclusões apropriadas, produzindo uma relação de sentido clara e consistente entre as idéias atendendo ao objetivo proposto na questão.
12. CRONOGRAMA DO EVENTO:
DATA | CRONOGRAMA DE ATIVIDADES | LOCAL | Observações |
19 a 23/09/2011 | Inscrições | ASCOM CPM | Deve conter assinatura do responsável |
26/09/2011 | Divulgação dos Inscritos | Blog do CMP | http://cmppalmas.blogspot.com/ |
27/09/2011 | Prova Escrita | Sala do 3º Ano de Instrumentos Musicais | Das 17h15min às 18h15min |
28/09/2011 | Divulgação dos Aprovados na Prova Escrita | Blog do CMP | http://cmppalmas.blogspot.com/ |
30/09/2011 | Entrevista com os candidatos aprovados dentro do número de vagas | Sala da ASCOM CMP | Será realizada de forma individual por ordem de classificação |
01/10/2011 | Divulgação do resultado Final da Seleção | Blog do CMP | http://cmppalmas.blogspot.com/ |
03/10/2011 | Matrícula no Curso | ASCOM | Preenchimento da ficha de matrícula e termo de responsabilidade. |
03/10/2011 | Início do Curso | Auditório do QCG ou do CMP | A ser definido |
Edvan de Jesus Silva –TC QOPM
Presidente da Comissão de Seleção
GRADE E CRONOGRAMA DO 1º CURSO DE FORMAÇÃO DE ASCOM DO CMP
CURSO DE FORMAÇÃO DE ASSESSORES DE COMUNICAÇÃO | ||||
Segunda – 03/10 | Terça – 04/10 | Quarta – 05/10 | Quinta – 06/10 | Sexta – 07/10 |
Disciplina: Noções de Fotografia | Disciplina: Noções de Etiqueta | Disciplina: Cerimonial e Protocolo | Disciplina: Organização de Formaturas | Disciplina: Trajes e Indumentárias |
CH: 2horas | CH: 2horas | CH: 2horas | CH: 2horas | CH: 2horas |
Instrutor: | Instrutor: | Instrutor: | Instrutor: | Instrutor: |
Ementa: | Ementa: | Ementa: | Ementa: | Ementa: |
EDITAL Nº. 001/2011/CURSO DE FORMAÇÃO DE FISCAIS/COLÉGIO MILITAR DE PALMAS
O TENENTE-CORONEL QOPM EDVAN DE JESUS SILVA, Presidente da Comissão de Seleção Interna para o Curso de Formação de Fiscais (CFF) com fulcro na delegação constante do Regimento Escolar do CMP.
TORNA PÚBLICO, por meio deste Edital, as normas e as condições para a seleção de 30 vagas, para alunos do 2º e do 3º ano Informática A, B e Instrumentos Musicais, do Ensino Médio do Colégio Militar de Palmas.
01. DA FINALIDADE
A finalidade primária da presente seleção é formar alunos capazes de fiscalizar os demais alunos do CMP, embasado nas Normas Gerais de Ação - NGA, mantendo, assim, a disciplina e a ordem do Colégio Militar de Palmas;
.
02. DO OBJETIVO
- Transformar os participantes do Curso em exemplo de boa conduta para os demais alunos da instituição;
- Manter a disciplina e a ordem do CMP através dos fiscais;
- Formar um grupo íntegro que honre e defenda com responsabilidade esta instituição.
03. DO EMPREGO
Os alunos poderão ser empregados em diversas frentes de serviço do CMP, com funções de Comando, Coordenação, Supervisão e Controle de alunos e atividades dentro e fora do CMP. Pautados pela formação, os alunos estarão aptos aos serviços diversos em eventos e solenidades.
04. DAS VAGAS
O Colégio Militar de Palmas disponibiliza 30(trinta) vagas entre os 2º e 3º anos acima especificados, as quais serão assim distribuídas:
2º ano | 3º ano Informática A, B e Instrumentos musicais |
20 vagas (sem distinção sexual) | 10 vagas (sem distinção sexual) |
Função – AL CMP Fiscal I | Função - AL CMP Fiscal II |
05. DOS REQUISITOS
Os requisitos para seleção dos integrantes ao Curso de Formação de ASCOM I e II são os seguintes:
I. Estar cursando a 2ª série do Ensino Médio ou 3º ano Informática A, B ou Instrumentos Musicais
II. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
III. Não possuir antecedentes criminais, inclusive Atos Infracionais
IV. Ter conduta irrepreensível e idoneidade moral inatacável;
V. Possuir o fardamento completo, (gandola, camiseta, calça/saia, sapato, cinto, luva, tarjeta, meia social preta/meia calça) e Uniforme Convencionado (camiseta, calça jeans azul, tênis preto, cinto preto, meia esporte branca).
VI. Preencher requisitos mínimos de intelectualidade e disciplina, sendo:
a. Conceito disciplinar não inferior a 8,5
b. Condecoração intelectual ou disciplinar
VII. Não estar concorrendo a nenhum outro curso neste ano de 2011
VIII. Não ter impedimentos para qualquer dia da semana, incluindo feriados e domingos, da mesma forma para horários;
IX. Ter facilidade quanto ao quesito socialização ou inteligência interpessoal
.
06. ETAPAS DA SELEÇÃO
O processo seletivo deverá obedecer rigorosamente a “03” (três) fases distintas, conforme cronograma de atividades, a saber:
§ 1ª fase: Inscrições;
§ 2ª fase: Avaliação Intelectual e Teste Físico;
§ 3ª fase: Entrevista.
07. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser realizadas no período de 19 a 23 de setembro de 2011, no período vespertino na ASCOM do CMP aos cuidados do 1º Tenente QOPM Gleidison Antônio de Carvalho. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição (Anexo I a este Edital) e entregá-lo ao mesmo oficial até as 18:00h do dia 23/09 impreterivelmente.
08. CRONOGRAMA DAS ETAPAS
16/09/2011 | Abertura do Edital | Hall de entrada do CMP |
19 a 21/09/2011 | Inscrições aos cursos | Locais dos editais |
26 a 28/09 | Testes específicos aos cursos | Pátio do CMP e Auditório |
30/09/2011 | Divulgação dos selecionados aos cursos | Hall de entrada do CMP e Blog oficial |
03/10/2011 | Início do Curso | Locais diversos |
14/10/2011 | Encerramento do curso | Pátio do CMP |
17/10/2011 | Divulgação dos aprovados no curso | Hall de entrada do CMP e Blog Oficial |
20/10/2011 | Formatura | Pátio do CMP |
09. DA PROVA
A prova de avaliação intelectual será composta por questões objetivas e subjetivas sobre a NGA (Normas Gerais de Ação), disponível na copiadora do CMP. Ainda há a disponibilização em formato digital, a qual estará no Blog oficial do CMP: cmppalmas.blogspot.com.br
A prova terá duração de 90 minutos. Deverá ser entregue à caneta de cor azul ou preta.
10. DOS RECURSOS
Caberão recursos em quaisquer etapas do concurso no prazo máximo de 24(vinte e quatro) horas após qualquer uma das etapas. Sendo o recurso confeccionado de próprio punho pelo candidato à Comissão organizadora do CFF.
11. DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E PROGRAMA DAS DISCIPLINAS
Atividades de campo
- Orientação no terreno, progressão e enduro à pé
- Educação Física Militar
Normas Gerais de Ação
Conceitos e características, aplicações gerais e específicas, funções e atribuições dos CMP’s e Assessores, transgressões disciplinares, sistema de conceitos disciplinares, formas de aplicação e principais problemas encontrados. Direitos e deveres dos alunos,
Regulamento Disciplinar do CMP
Conceitos e características, aplicações gerais e específicas, vínculos do Regulamento Disciplinar e Regimento Interno escolar, sistema de conceito disciplinar, formas de alterações conceituais, aplicações específicas e gerais. Principais problemas encontrados e propostas alternativas.
Chefia e Liderança
A personalidade humana, Chefia e Liderança: conceito e características, Problemas de relações e suas soluções, funções e habilidades gerenciais, diferenças entre poder e liderança, os estilos de Liderança, formas de criar equipes, climas, envolvimentos e motivações.
Psicologia da educação
Conceitos e características, diferenças individuais, ideológicas e legais, A escola e os sistemas sociointeracionistas, preservação de direitos e garantias na educação. O sistema de cobranças legais e as formas de êxito, o exemplo educacional e os avanços metodológicos.
Educação e orientação educacional
O Serviço de Orientação Educacional e suas atribuições no CMP. As tendências da educação nos Colégios Militares e a orientação educacional, posturas individuais e coletivas e reflexos na educação, principais problemas educacionais e formas de intervenção.,
Gerência de recursos humanos
Administração de recursos humanos no CMP, formas de planejamento e seleção de alunos para missões, escolhas e reflexos administrativos, gestão de pessoas, de competências e de conhecimentos dentro das atribuições dos alunos CMP, cultura institucional
Educação Física Militar
Princípios gerais e características da educação Física Militar, formas de aplicação, comandos de tropa em atividade física, ordem unida e preparações físicas. Saúde do corpo e prevenção de doenças.
Direitos da criança e do adolescente
Princípios do Direito da Criança e do Adolescente, Os direitos fundamentais, menoridade e responsabilidade penal, atos infracionais e medidas socioeducativas. Procedimentos corretos e erros comuns. Quebra de direitos e exposição do adolescente.
Edvan de Jesus Silva –TC QOPM
Presidente da Comissão de Seleção
ANEXO I
SELEÇÃO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE FISCAIS (CFF)
FICHA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DO CFF
IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO
EDITAL Nº. 001/2011/CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS/COLÉGIO MILITAR DE PALMAS
O TENENTE-CORONEL QOPM EDVAN DE JESUS SILVA, Presidente da Comissão de Seleção Interna para o Curso de Primeiros Socorros (CPS) com fulcro na delegação constante do Regimento Escolar do CMP.
TORNA PÚBLICO, por meio deste Edital, as normas e as condições para a seleção de 30 vagas, para alunos do 2º e do 3º ano Informática A, B e Instrumentos Musicais, do Ensino Médio do Colégio Militar de Palmas.
01. DA FINALIDADE
A finalidade primária da presente seleção é formar alunos capazes de oferecer os cuidados básicos em Primeiros Socorros no CMP, valendo-se de conhecimento teórico e capacidade técnica básica para atendimentos em casos de vítimas de diversas enfermidades clínicas.
.
02. DO OBJETIVO
· Disseminar e instituir o ensino de primeiros socorros à um grupo de alunos do CMP;
· Orientar sobre primeiros socorros e providências para enfrentar os casos mais comuns de acidentes;
· Formar um grupo de alunos capazes de desenvolver competências para prestar auxilio imediato à vitimas de acidentes e mal súbitos, mantendo-a com vida até a chegada de auxílio competente, reduzindo complicações por atendimentos totalmente leigos.
03. DO EMPREGO
Os alunos poderão ser empregados em diversas frentes de serviço do CMP, com funções de Atendimento em Primeiros Socorros, bem como participação em atividades de sala de aula e demais dependências do CMP.
04. DAS VAGAS
O Colégio Militar de Palmas disponibiliza 25(vinte e cinco) vagas entre os 1º, 2º e 3º anos, as quais serão assim distribuídas:
1º ano | 2º ano | 3º ano Informática A, B e Instrumentos musicais |
09 vagas – 1 por turma | 13 vagas – 1 por turma | 06 vagas – 1 por turma |
Função – AL CPS I | Função – AL CPS II | Função - AL CPS III |
05. DOS REQUISITOS
Os requisitos para seleção dos integrantes ao Curso de Primeiros Socorros são os seguintes:
I. Estar cursando quaisquer uma das três séries do Ensino Médio do CMP
II. Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
III. Ter iniciativa, autocontrole, calma e senso de observação
IV. Ter Habilidade manual
V. Não possuir antecedentes criminais, inclusive Atos Infracionais
VI. Ter conduta irrepreensível e idoneidade moral inatacável;
VII. Possuir o fardamento completo, (gandola, camiseta, calça/saia, sapato, cinto, luva, tarjeta, meia social preta/meia calça) e Uniforme Convencionado (camiseta, calça jeans azul, tênis preto, cinto preto, meia esporte branca).
VIII. Preencher requisitos mínimos de intelectualidade e disciplina, sendo:
a. Conceito disciplinar não inferior a 8,0
b. Condecoração intelectual ou disciplinar
IX. Não estar concorrendo a nenhum outro curso neste ano de 2011
X. Não ter impedimentos para qualquer dia da semana, incluindo feriados e domingos, da mesma forma para horários;
.
06. ETAPAS DA SELEÇÃO
O processo seletivo deverá obedecer rigorosamente a “03” (três) fases distintas, conforme cronograma de atividades, a saber:
§ 1ª fase: Inscrições;
§ 2ª fase: Avaliação Intelectual e Teste Físico;
§ 3ª fase: Entrevista.
07. DAS INSCRIÇÕES
As inscrições deverão ser realizadas no período de 19 a 23 de setembro de 2011, nos dois períodos, na Enfermaria do CMP. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição (Anexo I a este Edital) e entregá-lo ao mesmo oficial até as 18:00h do dia 23/09 impreterivelmente.
08. CRONOGRAMA DAS ETAPAS
16/09/2011 | Abertura do Edital | Hall de entrada do CMP |
19 a 21/09/2011 | Inscrições aos cursos | Locais dos editais |
26 a 28/09 | Testes específicos aos cursos | Pátio do CMP e Auditório |
30/09/2011 | Divulgação dos selecionados aos cursos | Hall de entrada do CMP e Blog oficial |
03/10/2011 | Início do Curso | Locais diversos |
07/10/2011 | Encerramento do curso | Pátio do CMP |
17/10/2011 | Divulgação dos aprovados no curso | Hall de entrada do CMP e Blog Oficial |
20/10/2011 | Formatura | Pátio do CMP |
09. DA SELEÇÃO
A prova de SELEÇÃO avaliará o aluno de forma intelectual e especificamente em assuntos correlatos a primeiros socorros. Será composta por questões objetivas, com alternativas A a E, contendo resposta única. Posteriormente, haverá a entrevista pessoal, ocasião esta em que a Comissão de Seleção avaliará os pré-requisitos para a participação no curso, sendo a aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo, iniciativa, autocontrole, calma e senso de observação, bem como habilidade manual.
Como haverá a disponibilização de 01 (uma) vaga por turma, poderão se inscrever quantos alunos quiserem, sendo critério de desempate a nota da prova objetiva adicionado à entrevista pessoal da Comissão Organizadora do Processo Seletivo.
Para a prova objetiva, observar as disciplinas constantes para o curso:
- Perda da consciência não resultante de traumatismos (desmaio).
- Fraturas, entorses, luxações, imobilização.
- Queimaduras, Choque elétrico e Convulsões
- Enfarte e parada cardio-respiratória
- Asfixia
Obras de referência estudantil serão disponibilizadas como RECURSOS ADICIONAIS, em formato digital, a qual estará no Blog oficial do CMP: cmppalmas.blogspot.com.br. De qualquer maneira, o material não será única fonte de pesquisa à prova objetiva, não dando direito, ao candidato, à interposição de recursos por falta de material.
A prova terá duração de 90 minutos. Deverá ser entregue à caneta de cor azul ou preta.
10. DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
· Perda da consciência não resultante de traumatismos (desmaio).
· Fraturas, entorses, luxações, imobilização.
· Queimaduras, Choque elétrico e Convulsões
· Enfarte e parada cardio-respiratória
· Asfixia
11. DOS RECURSOS
Caberão recursos em quaisquer etapas do concurso no prazo máximo de 24(vinte e quatro) horas após qualquer uma das etapas. Sendo o recurso confeccionado de próprio punho pelo candidato à Comissão organizadora do CPS.
Edvan de Jesus Silva –TC QOPM
Presidente da Comissão de Seleção
ANEXO I
SELEÇÃO PARA O CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS (CFF)
FICHA DE INSCRIÇÃO PARA SELEÇÃO DO CPS
IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO
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